Manter uma boa manutenção dos trilhos, trens, estações de controle e demais artefatos do sistema ferroviário é de suma importância. Isso porque é através da manutenção ferroviária que a vida útil dos componentes é prolongada, assim como a garantia da segurança sobre os trilhos.
Para entendermos mais sobre como funciona a manutenção ferroviária, conversamos com Juliana Romão, Gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia. Vamos conferir a visão dela sobre este tema tão relevante?
Continue lendo abaixo e tire suas dúvidas sobre a manutenção ferroviária, seus desdobramentos e o impacto da prática na qualidade dos transportes.

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O que significa manutenção ferroviária?
“A manutenção ferroviária é feita com base numa forte atuação preventiva e preditiva. Devido a importância da ferrovia, estabelecemos instruções, manuais e procedimentos com parâmetros rigorosos de qualidade para garantir a segurança e conforto dos nossos clientes”, explica Juliana.
Ela prossegue: “Quando há qualquer desvio constatado em manutenção preventiva, atuamos de forma corretiva de acordo com a criticidade do desvio identificado.
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Quais são as principais etapas da manutenção ferroviária?
A nosso convite, a Gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia comentou alguns dos principais pontos que envolvem a manutenção ferroviária, garantindo a segurança de cargas e passageiros e atestando que o sistema esteja sempre funcionando em ordem. Confira:
1. Limpeza da estrutura
“Possuímos uma rotina de monitoramento das condições da estrutura para programação da realização de limpeza das drenagens de via e catação de vegetação da via. Em trechos de lastro de brita, além de realizar tudo que foi comentado, nós avaliamos as condições de elasticidade e colmatação do lastro para programar a sua substituição quando necessário.”
2. Manutenção de trilhos de trem via ultrassom
“Os trilhos são periodicamente inspecionados com equipamento de ultrassom composto por rodas, onde essas rodas possuem transdutores multiangulares capazes de identificar qualquer descontinuidade nos trilhos. Além disso, realizamos inspeções frequentes em todas as soldas que ligam os trilhos das nossas linhas. As inspeções das soldas são realizadas através de inspeções de ultrassom pontuais por profissionais certificados.’
3. Esmerilhamento do boleto
“Atualmente realizamos esse serviço com um veículo rodo-esmerilhador próprio de altíssima tecnologia, que foi importado da Europa. Do ponto de vista de processos, possuímos um plano de manutenção preventiva pautada em MTBT (Milhões de Toneladas Brutas Transportadas), onde as curvas e tangentes são esmerilhadas após um determinado tráfego de trens.
Dessa forma, conseguimos otimizar o perfil dos trilhos, alongando a vida útil do ativo e melhorando o conforto dos nossos clientes. Caso haja necessidade de atuações pontuais devido a correções de corrugação ou outros defeitos que causam ruídos, a equipe é acionada para realizar essa atuação.”
4. Manutenção de trilhos de trem por sondagem
“Nossas soldas são frequentemente inspecionadas com o uso de ultrassom. Em caso de identificação de anomalias tanto nas soldas quanto nos trilhos, realizamos a substituição de toda a barra. As soldas utilizadas para soldagem da nova barra de trilhos são chamadas de soldas aluminotérmicas.”

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Quais os níveis de manutenção da infraestrutura ferroviária?
A manutenção da infraestrutura ferroviária é um pilar para a eficiência operacional e, por isso, é classificada em três níveis estratégicos para gestores: Corretiva, Preventiva e Preditiva. A Manutenção Corretiva é a intervenção realizada após a falha ocorrer, visando restabelecer a condição operacional.
Embora seja crucial para lidar com emergências e panes inesperadas que afetam diretamente o fluxo logístico e a segurança, seu alto custo e o impacto na paralisação das linhas a tornam o nível menos desejado do ponto de vista da gestão de ativos.
Em contraste, a Manutenção Preventiva e a Preditiva representam a visão moderna e mais econômica da gestão ferroviária. A Preventiva atua em intervalos programados (por tempo, quilometragem ou ciclos de operação) para prevenir falhas, como a lubrificação de trilhos ou a substituição de dormentes antes que atinjam o limite de vida útil, garantindo a disponibilidade da linha com interrupções planejadas.
Já a Preditiva é o nível mais avançado, utilizando tecnologias de monitoramento (como sensores e IoT) para analisar a condição real dos ativos e prever o momento exato da falha, permitindo que a intervenção seja feita apenas quando estritamente necessária, otimizando recursos e maximizando o tempo de atividade da malha para o escoamento de cargas.
| Tipo de Manutenção | Descrição |
|---|---|
| Manutenção Corretiva | Executada após a ocorrência de falhas, busca restabelecer a operação. É essencial em emergências, mas possui alto custo e causa paralisações. |
| Manutenção Preventiva | Realizada em intervalos programados para evitar falhas, inclui inspeções e substituições preventivas, garantindo maior disponibilidade da ferrovia. |
| Manutenção Preditiva | Usa sensores e IoT para monitorar a condição dos ativos e prever falhas antes que ocorram, otimizando recursos e reduzindo paradas não planejadas. |
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Qual a importância da manutenção ferroviária?
Sabemos que ter uma manutenção em dia é vital para qualquer segmento que atue com maquinários e outros sistemas que precisam de cuidados periódicos.
No caso do setor ferroviário, isso é ainda mais relevante, já que o segmento atua majoritariamente com o transporte de passageiros e de cargas pesadas.
“A manutenção férrea é importantíssima. A essência dessa importância é simples: Não há redundância no sistema de via permanente. Tendo isso em vista, precisamos entender que transportar vidas e sonhos é nosso maior compromisso, além de fornecer segurança e confiabilidade para nossos clientes, com muita pontualidade e conforto”, explica Juliana.
Ela complementa: “Dessa forma, tratamos a manutenção de via permanente com sua devida importância, garantindo as melhores técnicas para atender às expectativas dos nossos clientes. Isso se traduz em 100% de disponibilidade durante toda a operação do CMB.”
Portanto, atente-se sempre às boas práticas de manutenção ferroviária, consultando empresas e profissionais certificados que possam manter todos os segmentos ferroviários em ordem de acordo com as necessidades de uso e periodicidade.
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