O conceito de transshipment, ou hub de baldeação internacional, pouco conhecido pelo público em geral, é um dos pilares da logística internacional moderna.
Em uma entrevista ao Modal Connection, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, revela como esse processo está transformando o aeroporto em um dos principais hubs de carga aérea da América do Sul.
Então, se você quer saber mais sobre transshipment, qual o seu papel como centro logístico estratégico e como isso está sendo aplicado em um dos principais aeroportos brasileiros, continue conosco abaixo!

O que é transshipment?
“O transshipment é uma conexão de voo imediato para carga internacional, onde é possível a utilização de diferentes empresas aéreas na operação entre origem e destino para rotas de voos regulares a partir de um hub,” explica o representante da concessionária.
Esse processo permite a criação de rotas alternativas, tornando a distribuição de cargas e passageiros mais eficiente e otimizando os fluxos de importação e exportação. Por isso, está se tornando tão importante para otimizar a logística internacional.
Saiba mais: Carga aérea: agilidade e desafios logísticos
Qual a importância do hub de baldeação internacional?
O Aeroporto Internacional de Viracopos tem se destacado como hub de baldeação internacional.
“O fluxo da baldeação internacional potencializa a criação de rotas alternativas para empresas aéreas, agentes de carga e consignatários,” destaca a concessionária.
A infraestrutura de Viracopos, combinada com tecnologia avançada, permite uma movimentação de carga ágil e segura. Sendo assim, o aeroporto, localizado em Campinas-SP, é visto hoje como o principal hub aéreo da América do Sul.
Confira: Intermodalidade pode reduzir as emissões de GEE no transporte de cargas
Processos e operações no hub de baldeação internacional
“Um hub de baldeação internacional tem como processo operacional o recebimento de aeronaves de cargas de diferentes origens para consolidação e posterior embarque para determinados destinos,” esclarece a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
A empresa acredita que a cooperação entre diferentes parceiros logísticos é fundamental, incluindo empresas aéreas, transporte rodoviário, operador do aeroporto e aduana, o que favorece a logística de transporte multimodal.
Entenda: Transporte de carga fracionada: vantagens e desafios do formato
Qual a influência dos hubs no comércio global?
Os hubs de baldeação são essenciais para a conectividade entre diferentes rotas de transporte.
“O tempo de trânsito entre o país de origem da carga e o país de destino é um grande benefício da utilização de um hub de baldeação internacional,” afirma a Aeroportos Brasil Viracopos.
Essa estrutura permite a redução do tempo de trânsito das mercadorias e influencia diretamente o comércio global.
Veja: Como a IA Generativa na logística revoluciona a cadeia de suprimentos?
Desafios e oportunidades para os hubs de baldeação internacional
O principal desafio para os hubs de baldeação é atrair um maior número de empresas aéreas e parceiros de transporte.
“Uma maior aliança para compartilhamento de cargas e rateio de custos operacionais do hub entre empresas aéreas para determinadas rotas,” sugere a concessionária, pode ser uma solução para otimizar operações.
Saiba mais: Qual é o papel do corredor logístico sustentável no comércio exterior?
Tendências e inovações no Transshipment
Olhando para o futuro, o transshipment no Brasil é visto como uma oportunidade de desenvolvimento de negócios entre a América do Sul e outros continentes.
“A logística Internacional passa por constantes evoluções,” ressalta a Aeroportos Brasil Viracopos. A eficiência operacional dos hubs, sistemas de gerenciamento de armazenagem e localização estratégica serão cruciais para a cadeia logística internacional.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, com o seu case de destaque no transshipment, está na vanguarda da logística global. A infraestrutura avançada e a capacidade de adaptação a novas tendências e desafios colocam o aeroporto como um ponto estratégico essencial para o comércio internacional.
A partir de sua inovação e eficiência, Viracopos está melhorando a conectividade entre diferentes rotas de transporte. Além disso, tem contribuído significativamente para a redução de custos e tempos de trânsito na movimentação de cargas em escala global.
Para entender mais sobre o hub de baldeação internacional, além de outros assuntos envolvendo o setor de modais e transporte, continue acompanhando o Modal Connection, portal de conteúdo da feira Intermodal!
Aproveite e baixe um material gratuito sobre inovação no transporte internacional de cargas clicando no botão abaixo!
Leia mais
- Modais de transporte: principais tipos, características e vantagens
- Modal rodoviário: vantagens, desvantagens e características do transporte de cargas
- Quais são os 20 maiores portos brasileiros? Confira dados e importância
- Quais são os maiores aeroportos de carga do Brasil? Conheça os principais
- O Que é o Modal Dutoviário e Sua Importância Estratégica?
- Combustíveis Sustentáveis de Aviação: tipos, vantagens e desafios
- Gestão de carbono no aeroporto de Florianópolis
- O potencial transformador de trazer a tecnologia da aviação para a indústria marítima
- Picking e packing: Como melhorar a gestão de armazéns?
- Como fazer entrega no e-commerce de forma eficiente? Veja dicas para se diferenciar
Acesse conteúdo exclusivo!
Tags