Os grandes desafios na busca por maior produtividade e competitividade são antigos no Brasil. Mesmo com avanços pontuais em diversos setores, o país ainda enfrenta gargalos estruturais que dificultam seu pleno desenvolvimento econômico.
No entanto, em um cenário global marcado por instabilidades geopolíticas, transformações tecnológicas e reconfiguração de cadeias produtivas, surgem oportunidades que podem reposicionar o Brasil.
A questão central, sob a ótica brasileira, é: estamos prontos para aproveitá-las? E como fazer isso da melhor maneira para a logística do país?
Para entender os caminhos possíveis e os entraves persistentes, conversamos com Thais Herédia, jornalista com mais de 25 anos de experiência na cobertura econômica e analista da CNN Brasil.
Thais também será uma das palestrantes confirmadas da Intermodal South America 2025, com a conferência “Macroeconomia Brasil: desafios para confirmar a própria potência”.
Confira abaixo nossa conversa com Thais Herédia, que apresentou insights que nos ajudam sobre a logística como eixo essencial para a produtividade nacional!
Infraestrutura: o nó logístico que alimenta o “Custo Brasil”
A precariedade da infraestrutura brasileira não é um problema novo — mas continua sendo um dos principais freios ao crescimento sustentável do país.
Segundo Thais Herédia, há um acúmulo histórico de entraves que dificultam o avanço de obras e projetos fundamentais para escoar a produção e melhorar a competitividade:
Nas palavras da jornalista: “Há muitos anos eu costumo dizer que o Brasil é inevitável. Qualquer que seja o setor da economia, há espaço, necessidade e oportunidade de investimentos no país.”
Ainda segundo ela, “A infraestrutura foi minha inspiração para essa leitura, já que é um desafio que temos enorme dificuldade em superar. A deficiência passa pela legislação, pelos marcos regulatórios, pelo sistema tributário e, como consequência, o investimento é insuficiente, tanto do setor público quanto do privado.”
Esse cenário, segundo a analista, alimenta o chamado “Custo Brasil”, um conjunto de obstáculos que travam a produtividade e oneram desnecessariamente o setor produtivo.
“O Custo Brasil é resultado dessa ‘conta’ que trava ganhos de produtividade e competitividade do setor produtivo. O mundo desenvolvido e muitos países emergentes estão vivendo uma onda de renovação da sua infraestrutura, enquanto o Brasil ainda engatinha em muitas etapas”, diz a comentarista da CNN Brasil.
Apesar das dificuldades, Thais reconhece avanços recentes: “Estamos avançando, de 10 anos para cá, com mudanças regulatórias e agora, com a reforma tributária sendo encaminhada, há boa expectativa para investimentos. A conferir como o país vai gerir esse momento.”
Decisões estratégicas e os pilares da transformação estrutural
Para que o Brasil avance na competitividade global, é fundamental ampliar os investimentos em logística e garantir segurança jurídica e regulatória para os setores estratégicos.
Thais destaca que houve avanços institucionais importantes na última década. Ela ressalta alguns exemplos de mudanças que estão impactando o segmento:
“As mudanças estruturais importantes que aconteceram na última década — cito aprovação de marcos regulatórios, reforma trabalhista e da previdência, independência do Banco Central, e regras fiscais — provocaram uma transformação significativa na economia. Tanto assim que o PIB vem surpreendendo positivamente desde a pandemia.”
Um fator decisivo nesse processo, segundo ela, foi a dinamização do mercado de capitais, que ampliou o leque de financiamentos disponíveis.
“Eu destaco o desenvolvimento do mercado de capitais como um combustível poderoso nesse processo, com a criação de novas fontes de financiamento para o setor produtivo e uma participação maior do setor privado”, explica.
Contudo, o país ainda precisa lidar com um problema crônico: o desequilíbrio fiscal. Segundo a jornalista, a situação pode ser vista como uma oportunidade de renovação no sistema do Brasil, o que pode impulsionar a logística.
“A fragilidade imposta hoje é a do desequilíbrio das contas públicas, um encontro marcado e inescapável que o Brasil terá em 2027. É muito importante que o país não perca a oportunidade de se reorganizar para não desperdiçar os ganhos estruturais da década passada.”
Brasil diante do mundo: uma oportunidade em construção
No atual cenário global, marcado por tensões comerciais e instabilidade geopolítica, o Brasil pode se reposicionar como um player estratégico em cadeias logísticas e produtivas globais. Mas isso dependerá da capacidade de reorganizar suas estruturas internas e investir em áreas-chave.
De acordo com Thais: “Mesmo diante da turbulência internacional, o Brasil pode e deve seguir no caminho de ‘arrumação de casa’, até para se fortalecer diante da nova configuração da economia mundial que está se formando.”
Essa “arrumação” exige olhar para a logística como uma prioridade de Estado, pois ela é o elo que conecta a produção ao consumo, os portos ao interior, o Brasil ao mundo.
Thais Herédia na Intermodal 2025
Thais Herédia será uma das vozes de destaque da Intermodal South America 2025, maior evento da América Latina para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.
Sua palestra, “Macroeconomia Brasil: desafios para confirmar a própria potência”, abordará com profundidade os temas discutidos neste artigo na quarta-feira, dia 23 de abril, às 14h, no Distrito Anhembi. Aproveite o cupom de desconto CANAL15 e compre já o seu ingresso para o 3º Interlog Summit!
Não perca a oportunidade de acompanhar de perto essa análise essencial sobre o presente e o futuro da economia brasileira.