Com forte presença institucional e empresarial, a 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos teve início nesta segunda-feira (22), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Reconhecida como um dos principais encontros do setor metroferroviário da América Latina, o evento acontece em um momento de efervescência para a indústria, marcado por novos investimentos, avanços regulatórios e uma crescente valorização do transporte sobre trilhos como alternativa eficiente, sustentável e competitiva no Brasil.
Na cerimônia de abertura, autoridades e representantes de entidades nacionais e internacionais reforçaram o otimismo com o futuro do setor. O presidente da Informa Markets Latam, Marco Basso, destacou que a edição deste ano reflete “o crescente reconhecimento do modal ferroviário como solução estratégica para a mobilidade urbana e o transporte de cargas no Brasil”. Para ele, a adesão expressiva de expositores ao evento demonstra a disposição da indústria em investir em um modal considerado fundamental para a eficiência logística e a sustentabilidade.
Já o diretor do Núcleo Tecnologia e Infraestrutura para a América do Sul da Informa Markets Latam, Hermano Pinto Jr., ressaltou o caráter de convergência do evento. “A NT Expo é, acima de tudo, um espaço de ideias, tecnologias e pessoas que acreditam no potencial transformador da ferrovia. Pela primeira vez, temos um espaço externo exclusivo para demonstrações em escala real”, afirmou. Ele também destacou a programação do Congresso NT Expo 2025, que reunirá 60 palestrantes e 18 painéis abordando temas como concessões ferroviárias, transição energética, cibersegurança e inteligência artificial aplicada aos trilhos.
O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, reforçou a defesa da intermodalidade como caminho para um sistema de transportes mais eficiente: “Os modais não concorrem entre si, eles se complementam”, disse. Ele ainda destacou a iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) na recuperação de trechos ociosos ou inoperantes da malha ferroviária permitida pela implementação de “shortlines” que representam uma oportunidade para nichos específicos.
Também presente na cerimônia, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Davi Barreto, ressaltou os números que mostram o aquecimento do setor: “Foram R$ 14 bilhões investidos no setor ferroviário no ano passado e a expectativa é de R$ 54 bilhões nos próximos três anos. O modal já representa 20% da matriz de carga, com grande competitividade, baixo índice de acidentes e menor impacto ambiental.” Segundo ele, as ferrovias brasileiras são referência global, mas ainda é necessário apoio regulatório e novos investimentos.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, relembrou marcos históricos do setor: “São 200 anos da primeira ferrovia no mundo e 171 anos no Brasil. A ferrovia é estratégica e sustentável. A indústria nacional está cada vez mais envolvida com a transição energética e tecnologias como trens movidos a hidrogênio e locomotivas híbridas.”
Para Joubert Flores, presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos, é necessário ampliar a participação do transporte de passageiros, ainda modesta no país. “Temos mais de 3 mil km que ainda precisam ser implantados”, alertou.
O vice-presidente do SIMEFRE, Renato Meirelles, chamou atenção para o papel estruturante da ferrovia na logística nacional e para os desafios da indústria nacional. Ele também apontou dois desafios centrais para o avanço do setor: a formação de mão de obra especializada e a atração de investimentos. “Precisamos preparar profissionais qualificados para projetar, fabricar, operar e manter as novas linhas e tecnologias que estão chegando ao país. E, ao mesmo tempo, garantir segurança jurídica, estabilidade regulatória e um arcabouço econômico sólido para atrair capital às novas licitações, tanto de transporte de cargas quanto de passageiros”, disse.
Fechando a cerimônia, o vice-presidente da International Heavy Haul Association (IHHA), Antonio Merheb, defendeu um plano nacional de longo prazo para o setor. “O Brasil está no caminho certo, crescendo com eficiência e segurança. Precisamos interligar zonas de produção aos portos. Não se trata de competição entre modais, mas de integração.”
A NT Expo segue até quinta-feira (24), com painéis técnicos, exposição de tecnologias e encontros de negócios que prometem movimentar ainda mais o setor ferroviário no Brasil e na América Latina. Faça a sua inscrição!
Tags