O Brasil é o quarto colocado entre os maiores produtores de resíduos do mundo, e o setor de eventos gera toneladas de lixo, conforme aponta um levantamento da World Wide Fund for Nature.
Um fator agravante é que as estruturas usadas em feiras e eventos são frequentemente feitas de materiais como plástico, lona, madeira, papelão e carpete. Segundo estimativas do setor, 70% desses materiais são descartados, o que contribui significativamente para o problema.
Para mudar esse cenário, a Informa Markets, organizadora da Intermodal South America e NT Expo, criou o programa Better Stands com o objetivo de conscientizar o setor e mudar da cultura do descarte para a cultura do reaproveitamento.
“O conceito de sustentabilidade é que o estande seja reutilizado. Que partes dele possam ser reutilizadas de eventos anteriores ou aproveitadas em outros eventos no futuro”, afirma Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets LATAM. “Dessa forma, evitamos a geração de resíduos e, consequentemente, contribuímos para a redução do impacto ambiental a ser gerenciado posteriormente.”
Sustentabilidade no setor de logística
O segmento de logística, que tem como maior desafio a descarbonização, está empenhado em ser mais sustentável. Isso pode ser visto na adesão ao Better Stands: na Intermodal, esse número foi de 84% em 2024 para 90% neste ano; e na NT Expo, 94% dos estandes atendem ao programa.
Ao tornarem seus projetos de estandes sustentáveis, montadoras e expositores são reconhecidos com os selos Bronze, Prata e Ouro. Após o evento, recebem um certificado digital nos seus respectivos níveis de progresso.
Três exemplos notáveis dessa mudança são Heli Empilhadeiras Brasil, AGL Cargo e PPL Networks, que apresentaram estandes 100% reutilizáveis durante a 29ª Intermodal South America.
A AGL Cargo, empresa brasileira de soluções em logística internacional, conheceu o programa Better Stands em 2024 e, para esta edição da Intermodal, decidiu seguir todos os critérios para se tornar uma empresa selo ouro.
“Com a equipe da Informa Markets, entendemos como funciona o processo do Better Stands, a montagem e desmontagem, e optamos por seguir desde o início com uma montadora que acompanhasse toda essa parte estrutural e que seguisse as regras do programa. Então, desde a escolha da montadora Ãnimã Eventos, o layout e aprovação de toda a estrutura e design, tudo foi pensado para ser um projeto sustentável e no reaproveitamento do material”, conta Natalia Palma, RH e coordenadora administrativa da AGL Cargo.
O objetivo da empresa é evitar o acúmulo de lixo. O estande é praticamente todo de madeira pré-montado e apenas o acabamento é feito no local. Após a desmontagem, a estrutura retorna para o galpão da montadora onde será reutilizado em outros eventos.
“A AGL preza por ser uma empresa sustentável, nas nossas ações internamente, no dia a dia dos colaboradores, com os clientes, as cargas e os projetos de logística, então é importante ter sustentabilidade não só no nosso dia a dia no escritório, mas em todo projeto que participamos. É importante para a AGL, para as pessoas e para o mundo”, conclui Natalia.
Sustentabilidade como pilar
Com um estande de 276 metros quadrados, expondo empilhadeiras elétricas com bateria de Lítio na Intermodal, a Heli Brasil oferece sustentabilidade e economia na operação dos seus clientes. Seguindo esse conceito também em seu espaço na feira, todo o material utilizado no estande tem certificação tanto de origem quanto de destino comprovados.
“Somos líderes em empilhadeiras de Lítio e trouxemos aqui também a primeira empilhadeira de hidrogênio do Brasil. Sustentabilidade é o nosso pilar principal e o nosso estande não poderia ser diferente. Toda a estrutura que pode ser reutilizada vai ficar armazenada na montadora, a Start Stands, para as próximas feiras, o que reduz também o nosso custo”, explica Karine Chitolina, gerente de marketing da Heli Empilhadeiras Brasil.
“É importante a montadora estar envolvida desde a concepção do projeto, que precisa ser desenvolvido com materiais que propiciem também a desmontagem correta, a separação do material, como esse material vai chegar na montadora, onde ele vai ser armazenado, e o que vai para reciclagem. Precisa ter todo esse cuidado”, avalia. Todos os brindes, copos e material impresso da Heli também são de material reciclado ou biodegradável, afirmando o compromisso da empresa com a sustentabilidade de ponta a ponta.
Também quer participar do programa? Confira o Guia para construir seu estande sustentável!