No primeiro dia do Congresso NT Expo de 2025, tivemos a oportunidade de assistir à palestra “Componentes em metal borracha aplicados ao setor ferroviário“, apresentada pelo engenheiro Ricardo Siqueira, Diretor Comercial da Vibtech.

A Vibtech, com 50 anos de história no Brasil, é uma empresa nacionalizada com fábrica em Arujá, totalmente dedicada à fabricação interna de peças com foco em isolamento de vibração e ruído. Sua atuação no setor ferroviário abrange desde peças de suspensão até componentes para via permanente.

A escolha estratégica do metal-borracha

A palestra destacou a busca constante da Vibtech por trazer novas tecnologias e métodos de recuperação de peças para operadoras e empresas de manutenção ferroviária. O foco principal recai sobre o uso de componentes em metal-borracha, explicando as razões para essa escolha, especialmente a preferência pela borracha natural. Essa combinação permite desenvolver soluções que melhoram significativamente a performance e a vida útil dos ativos ferroviários.

Por que borracha natural e o processo exclusivo da Vibtech

Ricardo Siqueira enfatizou que a escolha da borracha natural não é aleatória, mas baseada em suas características superiores para isolamento de vibração. Ela oferece um melhor retorno após a deformação e possui resistência mecânica (tração, rasgos) superior a outros tipos de borracha. Embora historicamente tivesse sensibilidade ao ozônio, aditivos modernos corrigiram essa questão, garantindo resistência ao longo do tempo. A borracha natural também se destaca pela alta compatibilidade de colagem com diferentes superfícies metálicas.

O processo de fabricação da Vibtech é um diferencial crucial. Todo o ciclo, desde a definição e mistura do composto até o preparo, é feito internamente. Há um cuidado meticuloso com a adesivação do metal à borracha, ressaltando que uma boa peça deve sempre quebrar na borracha, nunca na cola. O controle de qualidade é rigoroso, seguindo a norma ASTMD 2000 para peças ferroviárias, com verificações internas de geometria e reometria – a “assinatura da borracha” – para garantir a correção da mistura antes da vulcanização. A experiência e o ferramental utilizados determinam a vida útil e o comportamento dinâmico da peça, garantindo que o componente atinja a performance esperada. A Vibtech também realiza testes internos como resiliência, adesividade, deformação permanente e envelhecimento, além de ensaios dinâmicos externos de fadiga. Atualmente, 95% das peças fornecidas utilizam borracha natural.

Aplicações em material rodante – carga e passageiros

A versatilidade dos componentes em metal-borracha fabricados pela Vibtech é evidente nas diversas aplicações apresentadas:

  • Trens de Carga: O foco aqui é a economia. O destaque foi o Sharp Pad, instalado entre o rodeiro e o truque. Ele proporciona resiliência onde a suspensão do vagão de carga não tem, permitindo melhor inscrição em curvas. Os benefícios incluem redução significativa do desgaste do friso da roda (componente caro) e do rolamento, além da redução do ruído na passagem por comunidades. A Vibtech também desenvolve peças para suspensão secundária e acoplamentos para locomotivas, transferindo esforços e tração, demonstrando sua capacidade de desenvolvimento de peças complexas em metal-borracha.
  • Trens de Passageiros: A prioridade é o conforto e a redução de componentes. Foram mostrados diversos tipos de molas para suspensão primária, como as molas Tipo Chevron (reduzem a necessidade de muitos braços e componentes), as molas Tipo Clutch (Roller Spring) (com amortecimento por atrito de rolagem), e a evolução Mola Cônica (design mais inteligente, flexibilidade vertical e pouca movimentação horizontal). A Vibtech atende diversas séries de trens. Outras peças cruciais incluem Acoplamentos Unidade Resiliente (ligação entre eixo/caixa ou motor/redutor), onde a qualidade é vital para reduzir o tempo de parada do trem para manutenção, e Pinos/Buchas Elásticas, que compõem suspensões primárias, apoios de motor e encostos elásticos para diversos equipamentos a bordo.

Combatendo ruído e vibração na via permanente

A palestra também abordou a importância dos componentes em metal-borracha para mitigar os efeitos do contato roda-trilho na via permanente, que causa ruído e vibração transmitidos para os arredores. Ricardo Siqueira usou o exemplo do MASP, onde a vibração do metrô próximo afetava o auditório.

A Vibtech desenvolveu soluções específicas, como o sistema de baixa frequência para a via permanente. Um caso notável foi a instalação na Linha 5 (Lilás) do Metrô de São Paulo, próxima ao Hospital São Paulo, onde equipamentos de precisão (ressonância magnética) estavam a apenas 28 metros do túnel. A solução de baixa frequência, embora ofereça excelente isolamento, pode comprometer a estabilidade. Para compensar, um amortecedor central foi adicionado, permitindo ganhar estabilidade lateral sem perder a capacidade de isolamento. Os resultados mostraram níveis de vibração inferiores aos limites tolerados pelos equipamentos médicos.

Outro sistema apresentado foi o de média frequência, utilizando Pads de borracha. Implementado em trechos das Linhas 5 e 4 (extensão Vila Sônia), essa solução incluiu um dispositivo central com borracha de rigidez diferente para controle da rigidez horizontal.

Para o VLT de Santos, foi empregada uma manta híbrida na base do leito. Os Pads de elastômero são os responsáveis por suportar cerca de 95% da carga, com a manta contribuindo para a atenuação. A Vibtech também fabrica conjuntos de fixação de trilhos com placas de rigidez controlável, que melhoram a performance de atenuação e estão sendo instalados em modernizações de linhas como a 1, 2 e 3, e na Linha 4.

Inovação e parceria para a manutenção ferroviária

A palestra de Ricardo Siqueira reforçou o papel fundamental dos componentes em metal-borracha de alta qualidade na modernização e manutenção do setor ferroviário. A expertise da Vibtech na fabricação com borracha natural, seus rigorosos controles de qualidade e a capacidade de desenvolver soluções customizadas são essenciais para atender às necessidades de operadoras de carga e passageiros, e projetos de via permanente.

Seja para reduzir o desgaste de componentes caros em trens de carga com o Sharp Pad, para garantir o conforto e a segurança dos passageiros com molas de suspensão otimizadas, ou para mitigar o impacto de ruído e vibração na via permanente em áreas sensíveis, a tecnologia em metal-borracha oferece ganhos significativos em vida útil, performance e eficiência operacional. A Vibtech se posiciona como uma parceira estratégica para auxiliar as empresas ferroviárias a encontrar as melhores soluções em manutenção.

Confira a cobertura completa da NT Expo 2025!