Em entrevista exclusiva ao Intermodal Cast, podcast oficial da Intermodal, Valéria Provete, gerente de estratégia e novos negócios da Portocel, revelou como o terminal portuário em Aracruz (ES) evoluiu de uma operação especializada em celulose para um hub logístico multipropósito. No episódio 9 da série,compartilhou os desafios e as soluções encontradas durante esta transformação estratégica.
Com 47 anos de experiência, a Portocel enfrentou um desafio comum: a necessidade de adaptação quando o core business se transforma. A migração das plantas de celulose para o interior e regiões Norte/Nordeste do país exigiu uma reinvenção do negócio, aproveitando a infraestrutura existente para novas oportunidades de mercado.
“Precisamos revisitar a configuração da infraestrutura disponível e toda a estratégia do próprio negócio”, explica Valéria.
Inovação tecnológica como diferencial competitivo
A transformação da Portocel foi ancorada em dois pilares fundamentais: inovação e sustentabilidade. Entre as iniciativas tecnológicas destacam-se o desenvolvimento e patenteamento de um equipamento 100% automatizado para movimentação de celulose, eliminando riscos operacionais; a primeira homologação no Brasil de ferramentas para mapeamento em tempo real das condições marítimas (calado dinâmico), otimizando em 800 horas/ano a utilização do cais; e a implementação de visão computacional para mapeamento e otimização de operações através de inteligência artificial.
A sustentabilidade permeia todas as decisões da Portocel, com iniciativas que incluem projetos de educação ambiental na comunidade local, suporte social intensificado após a pandemia e parcerias com entidades governamentais para desenvolvimento regional. Este compromisso com práticas ESG reflete a crescente importância da responsabilidade socioambiental em toda a cadeia logística.
Expansão e diversificação: modelo para integração multimodal
Além da celulose, o terminal agora opera com granito, veículos importados, produtos siderúrgicos e operações offshore. A empresa também expandiu geograficamente, atuando como operador portuário em Santos, demonstrando como a expertise em um segmento pode ser transferida para outros mercados e modalidades logísticas.
A Portocel planeja dobrar sua capacidade para 16-17 milhões de toneladas, diversificando ainda mais sua atuação com granéis e contêineres. Entre os principais desafios está a adaptação à descarbonização do setor de transportes:
“Precisamos preparar a infraestrutura portuária para a migração da matriz energética dos navios e dos demais modais, incluindo o rodoviário”, destaca Valéria.