Os galpões temporários são uma alternativa estratégica para as empresas que precisam expandir rapidamente a operação logística, seja em função da sazonalidade, de picos de demanda ou de novos projetos. 

Versáteis, modulares e de rápida instalação, esses espaços proporcionam uma solução ágil frente à morosidade e ao alto investimento exigido por construções permanentes.

Além disso, os galpões temporários se mostram fundamentais em cenários de incerteza econômica, nos quais decisões mais cautelosas e escaláveis se tornam essenciais para manter a competitividade.

Mas afinal, como essas estruturas estão sendo aplicadas no Brasil e de que forma impactam a logística moderna?

Para entender melhor esse cenário, convidamos Carlos Roberto Menchik, CEO da Prolog Capacitação e Consultoria em Logística. Leia nos próximos parágraos!

Galpões temporários: o que são e como se diferenciam dos tradicionais

A estrutura de um galpão temporário é muito mais simples, rápida e fácil de fazer se comparada aos tradicionais. Carlos Menchik explica:

“Os galpões temporários não envolvem construção civil. É uma estrutura modular de simples montagem, metálica e com uma lona especial para armazenamento”.

“Conseguimos mobilizá-la em qualquer lugar que tenha um piso alinhado, como um estacionamento”, exemplifica.

Menchik ressalta que a estrutura de um galpão temporário não passa pela “burocracia governamental”, principalmente pelas restrições ambientais, já que não é considerada uma edificação. 

Os galpões temporários e a ajuda na adaptação das empresas nos picos sazonais de demanda

Na opinião de Menchik, as empresas brasileiras possuem muita dificuldade para planejar a longo prazo. Logo, os galpões temporários são de grande ajuda. 

“As empresas no Brasil acabam tendo estoques, demandas inesperadas necessitando de espaço para armazenamento ou, inclusive, falta de espaço. Neste caso entra nossa solução de armazéns temporários”, destaca.

“Se você precisar por um, dois ou 6 meses de um espaço para armazenagem, a nossa solução te atende”, complementa.

Agilidade no armazenamento e na distribuição de mercadorias

Fáceis e rápidos de serem montados, os galpões temporários são uma solução eficaz para demandas que acabam surgindo de última hora e sobrecarregando os espaços das empresas.

A sua empresa recebeu uma oportunidade de compra de estoque? Em menos de um mês a estrutura estará pronta para receber as mercadorias.

“Entre duas e quatro semanas a estrutura do armazém temporário já estará mobilizada e pronta para receber o estoque, dando total flexibilidade para quem precisa fazer negócios”, afirma Menchik.

O principais desafios enfrentados pelas empresas ao implementar galpões temporários

Carlos Menchik vê a ausência de lugar físico como um dos principais desafios enfrentados pelas empresas nos dias atuais. 

“Os galpões temporários da Nautika surgem como uma solução rápida e barata para um dos grandes problemas dos seres logísticos que é a falta de espaço”, analisa.

Para finalizar, o especialista destaca que a Nautika oferece a solução para a sua falta de espaço por meio da locação ou mesmo aquisição dos galpões temporários.

Gostou do artigo? Então, leia também nosso texto que fala sobre as oportunidades do mercado para novos galpões logísticos!