O transporte ferroviário de passageiros no Brasil está ganhando força como uma solução estratégica para melhorar a mobilidade urbana e regional. Durante painel no Congresso NT Expo realizado em abril deste ano, especialistas destacaram o papel do planejamento, da inovação tecnológica e do fortalecimento da indústria nacional para revitalizar o setor.
Bahia aposta em transformação urbana com VLT e metrô
Ana Cláudia Nascimento e Sousa, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), revelou que Salvador está liderando uma transformação urbana com projetos de transporte sobre trilhos. O metrô da capital já conta com 38 quilômetros de extensão, enquanto o VLT, atualmente em construção, adicionará mais 36 quilômetros ao sistema. “O VLT vai muito além de um sistema de transporte; é uma obra de requalificação urbana que trará qualidade de vida para uma população carente”, afirmou Ana Cláudia. Ela também destacou que o planejamento de médio e longo prazo é essencial para garantir a continuidade dos projetos, independentemente das mudanças de governo.
Minas Gerais foca em ligações regionais estratégicas
Leandro Rodrigues e Silva, gerente de planejamento da CODEMGE, apontou que o transporte ferroviário regional tem maior potencial em distâncias médias, entre 150 e 250 quilômetros. Ele explicou que Minas Gerais já identificou três projetos prioritários de trens regionais, aproveitando trilhos existentes para reduzir custos e aumentar a viabilidade. “Estudamos as demandas utilizando dados de telefonia móvel para identificar as melhores oportunidades e focamos em projetos que aproveitem trilhos já existentes”, disse Leandro.
Marco Polo Rail aposta em inovação e competitividade
A indústria nacional também está se mobilizando para atender às demandas do setor. Petras Santos, gerente executivo da Marco Polo Rail, destacou que a empresa tem investido em soluções customizadas para diferentes projetos ferroviários. “A indústria precisa de projetos que alimentem sua cadeia produtiva e permitam a criação de produtos competitivos, tanto em preço quanto em qualidade”, afirmou. Ele também alertou para a necessidade de fortalecer a cadeia de fornecedores para garantir competitividade frente a players internacionais.
Integração modal e tecnologia como pilares do futuro
Eduardo Chrysostomo, CEO da Aeron Mobilidade Sustentável, reforçou a importância de integrar diferentes modais de transporte para criar sistemas eficientes. Ele citou o aeromóvel em operação no aeroporto de Guarulhos como exemplo de inovação tecnológica que complementa redes ferroviárias existentes. “Precisamos pensar em sistemas que otimizem a mobilidade urbana e regional, aproveitando tecnologias modernas e adaptadas às necessidades locais”, afirmou.
São Paulo busca soluções para alta e média capacidade
Alberto Epifani, da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM), destacou que o estado está investindo em sistemas de alta capacidade, como o metrô, e também explorando alternativas de média capacidade para complementar a rede. “Sistemas de 20 mil a 40 mil passageiros por hora por sentido são fundamentais para garantir a mobilidade necessária nas nossas metrópoles”, disse.
Com iniciativas como as mencionadas, o Brasil tem a oportunidade de consolidar o transporte ferroviário como uma solução eficiente e sustentável. A combinação de planejamento estratégico, inovação tecnológica e fortalecimento da indústria nacional promete transformar a mobilidade urbana e regional, trazendo benefícios para milhões de brasileiros.
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