A ligação fixa entre Santos e Guarujá sempre foi uma demanda histórica da população da região. Após décadas de estudos e propostas, o projeto finalmente saiu do papel com o apoio do Novo PAC, que o classificou como a maior obra de infraestrutura do programa. O túnel será construído sob o canal do Porto de Santos, substituindo a travessia por balsas e encurtando significativamente o tempo de deslocamento.
“Esse é o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de ligar Santos a Guarujá, vai gerar emprego e renda, melhorar a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região”, aponta Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos durante o leilão.
Leilão histórico e investimento bilionário
O leilão realizado na B3, em São Paulo, atraiu atenção internacional e resultou em um investimento de R$ 6,8 bilhões. A empresa vencedora será responsável pela construção e operação do túnel por 30 anos.
A Mota-Engil, vencedora do leilão que teve como principal concorrente a espanhola Acciona, conta com participação de 32,4% da gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company), reconhecida internacionalmente por sua expertise em obras submersas, como o túnel Taihu — o maior da China, com 10,8 km de extensão.
O projeto prevê a geração de empregos, desenvolvimento urbano e fortalecimento da logística portuária, com impacto direto na economia regional e nacional.
Tecnologia inédita: primeiro túnel imerso do Brasil
A obra utilizará a técnica de túnel imerso, inédita no país. Diferente dos túneis escavados, essa tecnologia consiste na construção de módulos de concreto que serão afundados e conectados no leito do canal. Essa solução foi escolhida por ser mais adequada ao solo da região e por evitar interferências na operação portuária e na Base Aérea de Santos.
Características do Túnel
- Extensão total: aproximadamente 1.5 km, com 870 metros submersos.
- Faixas de tráfego: seis no total, três em cada sentido.
- Infraestrutura multimodal: ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
- Tempo de travessia: cerca de 2 minutos, contra os atuais 18 minutos via balsa.
Impacto na mobilidade, logística e sustentabilidade
Mais de 80 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá. Com o túnel, esse trajeto será mais rápido, seguro e eficiente. Além disso, a obra será integrada ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, criando um novo eixo logístico para o estado de São Paulo e fortalecendo o papel estratégico do Porto de Santos.
O projeto foi desenhado com foco em sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a integração urbana. A inclusão de ciclovias e espaço para transporte público reforça o compromisso com uma mobilidade mais limpa e acessível.
“Estamos viabilizando a execução dessa obra importantíssima com uma PPP que vai permitir a passagem de pedestres, bicicletas, carros, ônibus, caminhões e até VLT. É estratégico, reduz custos e fortalece a economia”, pontuou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.