A GH Solucionador Logístico, empresa operacional de logística oriunda de Santa Catarina, apresentou durante a Intermodal 2025 um caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV). O modelo da Scania tem autonomia de até 940 km e promete reduzir em 30% a emissão dos gases de efeito estufa, em comparação com suas contrapartes movidas a diesel.
O modelo, que já integra operações da empresa em diferentes regiões do país, simboliza o compromisso da GH com a inovação e a sustentabilidade no setor logístico. O grupo, vale ressaltar, foi o primeiro operador logístico a realizar testes com caminhões movidos a GNV em Santa Catarina, sede da empresa, ainda em 2019.
“O caminhão já vem de fábrica com oito cilindros – para colocar GNV ou biometano – e conseguimos fazer uma ampliação: colocamos mais quatro, então no total são 12 cilindros. Carregado, antes rodava 437 km, mas com a nossa ampliação consegue chegar até 700 km, dependendo da carga. E vazio chega a 940 km de autonomia. Comparamos com os outros veículos a diesel e tem uma redução de 30% na emissão dos gases de efeito estufa”, disse Brendon Ramon, gerente de marketing da GH.
Apesar do custo de aquisição do caminhão GNV ser, em média, 30% superior ao dos modelos convencionais, a GH continua investindo na solução. A empresa destaca, no entanto, que a infraestrutura para abastecimento ainda é um desafio fora dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde há maior disponibilidade de postos com GNV de alta vazão.
E persistir no movimento mesmo frente às dificuldades é algo que demonstra o compromisso da GH com a sustentabilidade. “Nos baseamos muito nos critérios da ESG e, além da parte de governança e de licença, batemos muito na parte de sustentabilidade. Sabemos dessa importância e relevância, tanto para o meio ambiente quanto para o cliente. Falamos que somos um operador sustentável, com bastante ações de logística reversa na GH. Hoje a sustentabilidade é um assunto primordial para um negócio”, lembrou Brendon.
Mais investimentos e foco nos clientes
Além do investimento nos veículos a gás, em 2024 a GH investiu mais de R$ 10 milhões na aquisição de dez novos caminhões Scania, com motorização EURO 6 e movidos a diesel S10 – tecnologia que reduz significativamente os impactos ambientais. Todos os veículos contam com defletores de ar, que melhoram a aerodinâmica, diminuem o arrasto e reduzem o consumo de combustível.
“Digo que a GH não só faz uma uma solução; nós nos denominamos com um solucionador, vamos na raiz [do problema]. Se o cliente falar que precisa de mais autonomia, vamos resolver o problema dele. Nós tentamos impulsionar o negócio da pessoa também, viramos um braço da empresa. Vestimos a camisa do nosso cliente e creio que esse é o principal fator que nos diferencia dos concorrentes”, disse Brendon.
GH na Intermodal
Fundada há 14 anos em Itajaí (SC), a GH Solucionador Logístico atua com forte presença no transporte rodoviário de cargas (lotação) e possui centros de distribuição em sete estados: Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Na Intermodal 2025, a empresa buscou se posicionar e realizar uma expansão após um rebranding para começar a se apresentar com o nome GH Solucionador Logístico.
“Quisemos nos posicionar na intermodal 2025, mostrando nosso caminhão, mostrando essa novidade para impulsionar também o setor do comércio exterior a atender o pessoal de sustentabilidade que é muito importante hoje em dia”, finalizou o gerente de marketing.
LEIA MAIS:
- Intermodal South America encerra edição com recorde de público e reforça a importância da estratégia na cadeia logística global
- Mais de 90% dos estandes da Intermodal e NT Expo são sustentáveis
- Inclusão na logística: Conheça os projetos que estão na Intermodal
Tags