A Inteligência Artificial (IA) vem transformando a maneira como as empresas operam nas mais diferentes áreas, e a logística é uma das que mais têm se beneficiado dessas inovações.

Aplicada à gestão de times logísticos, a IA permite maior previsibilidade, organização de recursos, tomada de decisões mais rápidas e assertivas, além de ajudar a mitigar riscos e gargalos operacionais.

Com o uso de algoritmos inteligentes, é possível otimizar escalas, distribuir tarefas com mais eficiência e acompanhar o desempenho das equipes em tempo real, gerando mais produtividade e uma melhor experiência para o cliente.

Para entender melhor como essa tecnologia vem sendo implementada na prática, conversamos com Fábio Crespo, gerente de Marketing e Sucesso do Cliente da BiPTT. Confira os interessantes insights que ele nos trouxe!

Saiba mais: Segurança digital na logística 4.0

Os principais desafios da gestão de equipes de logística

A gestão das equipes de logística, segundo Crespo, enfrenta diferentes desafios. Ele cita os principais:

“A eficiência operacional vai garantir que as operações logísticas sejam realizadas de forma eficiente e dentro dos prazos estabelecidos, enquanto a redução de custos busca constantemente maneiras de minimizar os custos operacionais sem comprometer a qualidade dos serviços”.

“A comunicação eficaz vai manter um diálogo claro e contínuo entre os membros da equipe, especialmente quando estão dispersos geograficamente”, continua.

“E a adaptação tecnológica é responsável por integrar novas tecnologias nos processos logísticos e assegurar que a equipe esteja capacitada para utilizá-las”, completa.

A Inteligência Artificial no auxílio e mitigação destes desafios

Na opinião de Crespo, a Inteligência Artificial oferece soluções eficazes para enfrentar os desafios mencionados por ele anteriormente.

No caso da otimização de rotas, o entrevistado explica:

“Os algoritmos de IA podem analisar dados em tempo real para determinar as rotas mais eficientes, reduzindo o tempo de entrega e os custos com combustível”.

Para solucionar o problema com previsão de demanda, a IA pode ser usada para antecipar necessidades futuras com base em dados históricos, auxiliando no planejamento de estoques e evitando excessos ou faltas de produtos.

“As tarefas repetitivas podem ser automatizadas por sistemas de IA, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas”, acrescenta.

Ainda, a IA pode – e deve – ser utilizada para a realização da análise de dados. “A IA permite uma análise aprofundada dos dados operacionais, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões e identificação de áreas que necessitam de melhorias”, observa.

O uso de uma plataforma e/ou aplicativo de gestão para equipes de logística, na opinião de Crespo, é fundamental. “A plataforma/aplicativo vai auxiliar na centralização da comunicação, no monitoramento em tempo real, na gestão de desempenho e na segurança da informação”, finaliza.