Começou nesta terça-feira (22) a 29ª edição da Intermodal South America, principal ponto de encontro da logística, do transporte de cargas e do comércio exterior na América Latina. Neste ano, o evento está de casa nova: o Distrito Anhembi, em São Paulo. São mais de 500 marcas expositoras e uma expectativa de público superior a 46 mil profissionais ao longo dos três dias do encontro.

“É uma honra darmos início à Intermodal South America 2025, que transforma São Paulo no epicentro da logística das Américas. Reunimos marcas de 25 países, com soluções que impulsionam eficiência, tecnologia e sustentabilidade. Este é um espaço de negócios, inovação e conhecimento. Aproveitem ao máximo esta jornada transformadora!”, destacou o presidente da Informa Markets Latam, Marco Basso, na abertura do evento.

O diretor geral do Núcleo Tech&Infra (Technology & Infrastructure) para a América do Sul da Informa Markets, Hermano do Amaral Pinto Jr., reforçou a relevância econômica do setor logístico, que representa cerca de 13% do PIB brasileiro. “Com grande alegria, damos as boas-vindas à 29ª Intermodal South America, agora no moderno Distrito Anhembi. Este novo espaço reflete a força de um setor que movimenta trilhões por ano. A Intermodal é mais que uma feira — é um hub de inteligência, negócios e transformação para a logística da América Latina”, afirmou.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades públicas e representantes do setor privado, que reforçaram a importância da integração entre modais, da sustentabilidade e dos investimentos contínuos como pilares para o avanço da infraestrutura logística no Brasil.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, ressaltou que os investimentos públicos no setor de transportes quadruplicaram nos últimos anos, possibilitando a reestruturação da malha logística nacional. Segundo ele, a multimodalidade é estratégica para o crescimento do país. “A mudança do Brasil passa pelo transporte. O governo tem ampliado investimentos e apostado fortemente nas parcerias público-privadas. A responsabilidade ambiental também é prioridade — por isso, teremos um espaço dedicado ao transporte na COP30, em Belém, com a Estação do Desenvolvimento”.

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, pontuou que a redução do custo logístico é uma meta central da pasta, com ações voltadas tanto para investimentos diretos quanto para a ampliação das concessões. “Foram R$ 30 bilhões aplicados em rodovias federais não concedidas nos últimos dois anos. Temos também a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo e expectativa de ampliar em 60% os quilômetros concedidos até o fim de 2026. Nas ferrovias, avançamos com os projetos de concessão para o Arco do Sudeste e o corredor Leste-Oeste da Bahia. É um trabalho intenso, mas que está ganhando celeridade em todo o país”, destacou.

Na mesma linha, a ministra substituta de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, ressaltou a articulação entre os ministérios e o aumento significativo nos investimentos. “Temos R$ 19 bilhões previstos para este ano, com 21 empresas programadas para leilões portuários. Também entregamos 42 obras em aeroportos no ano passado, além de novas concessões, inclusive com estudos para contemplar aeroportos de pequeno porte. A BR do Mar, cujo decreto será assinado em maio, deve impulsionar ainda mais o setor de cabotagem, que cresceu 25% em 2024. Reformulado, o projeto garante mais segurança jurídica para os investimentos nos transportes marítimo e aquaviário”. Ela também enfatizou que o governo federal conta agora com uma secretaria dedicada às hidrovias e injetou mais de R$ 750 milhões neste modal.

A diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flávia Takafashi, destacou o papel estratégico das hidrovias e a modernização da regulação para ganhos de eficiência. Entre os destaques, mencionou a licitação em andamento do Tecon 10 — o maior terminal de contêineres do país, com capacidade de movimentar até 3 milhões de TEUs sozinho.

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos, também reforçou a importância deste terminal de contêineres e anunciou que está em estudo a proposta de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos, impulsionado pela bem-sucedida temporada de cruzeiros de 2025, a segunda melhor da história, de acordo com o parlamentar.

Representando o Governo do Estado de São Paulo, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, reforçou o papel do estado paulista como locomotiva do Brasil. O secretário apresentou os principais investimentos estaduais em infraestrutura, com destaque para a ampliação do metrô para a grande São Paulo, o projeto SP nos Trilhos (com R$ 140 bilhões projetados em investimentos na malha ferroviária), o túnel Santos-Guarujá e a modernização das rodovias estaduais.

O discurso das autoridades presentes demonstrou uma sinergia entre governo federal, estados, setor privado e organismos internacionais em torno de uma agenda comum: integrar modais, ampliar a competitividade logística, atrair investimentos e promover um desenvolvimento sustentável para a cadeia nacional.

Assinatura de acordos

Dois momentos simbólicos encerraram a cerimônia de abertura da 29º Intermodal South America: a assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Porto de Antuérpia-Bruges, representados pela ministra Mariana Pescatori e Kristof Waterschoot, diretor-executivo do porto europeu — uma parceria estratégica para troca de experiências e tecnologias em modernização portuária – e o lançamento do projeto Estação do Desenvolvimento, que fará parte da programação da COP30, em Belém. A iniciativa reunirá debates, tecnologias e ações voltadas à descarbonização do transporte. Para viabilizar o projeto, foi assinado um termo de cooperação entre a CNT e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, com as assinaturas de Vander Costa e Rodrigo Favetta, CFO e Diretor do Pacto Global da ONU. 

Também estiveram presentes na abertura da 29ª Intermodal South America as seguintes autoridades: Marcella Cunha (diretora-presidente da ABOL), Jesualdo Conceição da Silva (diretor-presidente da ABTP), Bayard Umbuzeiro Filho (Presidente da ABTRA) e Elber Alves Justo (diretor-presidente da MSC), e demais autoridades. 

A Intermodal 2025 começou com sinal verde para o futuro. A força do setor, os investimentos em infraestrutura e o compromisso com a sustentabilidade marcam uma nova fase para a logística brasileira — mais conectada, eficiente e integrada com o mundo. O evento acontece até quinta-feira (24) no Distrito Anhembi, em São Paulo. Faça a sua inscrição e venha visitar!