A logística 4.0 está revolucionando a forma como operadores do setor otimizam o gerenciamento, e um reflexo disso está no uso da Inteligência Artificial na gestão de estoque. Mas, afinal, como essa tecnologia pode ser usada neste aspecto?

Para entender mais sobre o tema, conversamos com Christiano Galesi, sócio da Resight, plataforma de execução e monitoramento de varejo para indústrias. Vamos conferir?

Continue lendo e saiba mais sobre o papel da Inteligência Artificial na gestão de estoque e em outros processos logísticos!

O que é a Inteligência Artificial na logística?

Para quem ainda não está totalmente familiarizado com as novas tecnologias que compõem a logística 4.0, termos como Inteligência Artificial podem até parecer coisa de filmes de ficção científica. Mas ela existe, e já tem sido utilizada por grandes empresas e startups do setor que buscam um diferencial qualitativo em processos já existentes na logística.

Inteligência artificial acontece quando as máquinas e sistemas aprendem, sozinhas, coisas relevantes para determinada função”, explica Galesi.

O especialista prossegue, destacando como a tecnologia funciona de forma mais detalhada, permitindo a automatização do reabastecimento e a análise de dados em tempo real através de ferramentas de IA.

“Para terem essa capacidade, os sistemas de IA têm uma tecnologia robusta, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado e outros. Assim, as capacidades humanas são simuladas e “copiadas” para serem transformadas em uma solução que irá ajudar pessoas e empresas a traçarem raciocínios lógicos, o que é fundamental para a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias.”

Saiba mais: Desmistificando a inteligência artificial: casos reais, erros comuns e caminhos possíveis

Como aplicar a Inteligência Artificial na gestão de estoque?

Agora que você já sabe o que é a IA, é hora de entender seu papel na gestão de estoque. Com os novos processos possibilitados pelas novas tecnologias, o que antes era feito de forma analógica, sujeita a erros humanos, problemas de comunicação e demais eventualidades, é agora mais eficiente com o uso da Inteligência Artificial.

Neste contexto, Galesi cita quatro bons exemplos de como a IA é utilizada para contribuir para o dia a dia das indústrias. São eles:

Aplicação da IA Descrição Benefícios
Controle e Prevenção de Demandas A IA analisa a produção e o consumo de mercadorias, determinando a quantidade ideal de mão de obra, horas de trabalho e insumos necessários. Considera diferentes variáveis e cenários para gerar projeções mais assertivas e seguras, alinhadas ao conceito de produção enxuta. Economia de recursos e redução de custos, com mitigação de erros e desperdícios.
Mensuração de Níveis de Estoque Utilizando IA para o controle de entrada e saída de insumos, há uma grande redução nos erros de contagem e maior precisão no gerenciamento do estoque. Essa automação favorece tanto a manufatura puxada (just in time) quanto a empurrada (baseada no comportamento do mercado). Eficiência operacional, menor desperdício e economia com insumos e armazenagem.
Localização de Produtos e Disponibilização A IA traça e otimiza rotas de distribuição, realizando cálculos complexos para sugerir os melhores clusters, carteiras e trajetos de entrega. Isso permite uma logística mais inteligente e econômica. Redução de custos logísticos e otimização das entregas nos pontos de venda.
Automação de Transporte de Produtos A IA é aplicada em empilhadeiras, esteiras, transelevadores e sistemas de armazenagem, garantindo movimentação precisa e integrada sem necessidade de operadores humanos. Agilidade no fluxo logístico, redução de falhas e aumento da produtividade.

Como exemplo de Inteligência Artificial sobre automação de transporte, é possível destacar o avanço de empilhadeiras automatizadas e sem operadores, sistemas de armazenagem automáticos, como transelevadores e esteiras inteligentes, digital picking system, Internet das Coisas na logística, entre outros.”

Veja também: Inteligência Artificial e Machine Learning na logística 4.0

Cases de sucesso do uso da Inteligência Artificial na gestão de estoque

Como vimos, a Inteligência Artificial é uma aliada de grande importância para a gestão de estoque, e tendências de mercado indicam que aqueles que não se adaptarem a essa e outras novas tecnologias da logística 4.0 correm o risco de ficarem para trás no mercado.

Para o sócio da Reslight, tais ações são determinantes para que o controle de estoque seja feito de maneira mais assertiva, evitando desperdícios e garantindo mais agilidade no sistema de processamento e envio do produto ao cliente final.

“Aqui na Resight temos o case da Frigol, empresa de produção e industrialização de proteína animal do Brasil, que introduziu a nossa tecnologia de Força de Vendas para ajudar nas visitas constantes a varejistas.

Nesse caso, o aplicativo garantiu que as negociações fossem feitas com muito mais agilidade e sem erros de cálculos, pois a aplicação dos descontos é feita de forma automática, com modelos pré-definidos e os pedidos passaram a ser feitos automaticamente, eliminando a perda e o extravio de informações importantes”, aponta Galesi, citando um exemplo vivenciado em seu cotidiano profissional.

Confira: Inteligência Artificial na logística: Vantagens e principais tecnologias

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial na gestão de estoque?

O profissional também acredita que a adoção de tecnologias como a IA podem beneficiar outros setores da cadeia logística, como os vendedores responsáveis por realizar as negociações e garantir a entrega dos pedidos junto aos clientes.

“Os representantes de venda conseguem acessar informações de estoque no momento da visita para consultar se o estoque consegue atender àquela demanda ou por meio da IA pode contar com recursos de predição. Com isso, os riscos de o vendedor vender a mais ou a menos do que realmente tem são ínfimos – e, no caso, só acontecem se os dados de estoque não forem atualizados pelos responsáveis”, observa.

Ele complementa com mais exemplos desses benefícios: “E não só isso: os outros canais de vendas também foram beneficiados, como televendas ou Portal B2B, que também conseguem informar na hora para o comprador o que pode ser entregue e o que está fora de estoque, facilitando a frente com os negócios.”

Como vimos, utilizar a IA na gestão de estoque é hoje de extrema importância para operadores logísticos que querem seguir se sobressaindo no concorrido mercado. Aprender mais sobre a Inteligência Artificial e sua aplicação na cadeia de supply chain é um diferencial que veio para ficar, e quem já está dando esse passo está saindo à frente.

Gostou do conteúdo sobre Inteligência Artificial na gestão de estoque? Fique por dentro de tudo o que acontece no setor de modais e logística com o Modal Connection, o portal de conteúdo da feira Intermodal.

Leia mais