Temos que fazer mais com menos. É o que os gestores e diretores sempre dizem.
A alta concorrência no varejo e altos valores da logística criaram essa necessidade de otimização do uso de recursos como fator de diferenciação.
Parece que os profissionais de logística precisam fazer milagres para reduzir custos sem afetar a qualidade do serviço e dos produtos.
Mas, na realidade, não é milagre, é inteligência e estratégia.
É o replanejamento de processos para conseguir resultados mais eficientes, reduzindo custos desnecessários.
Seja na logística interna ou com parceiros externos. Mas como isso é feito?
Através de algumas mudanças estratégicas envolvendo:
Mapeamento dos processos logísticos
Com a identificação de gargalos, redução de desperdícios e simplificação de tarefas.
Gestão financeira
Com o controle do fluxo de caixa, separando o caixa de frete, impostos e outros recursos.
Relacionamento com fornecedores
Estabelecendo parcerias de confiança, definindo claramente os SLAs, os valores e trabalhando com contratos objetivos e transparentes.
Gestão de estoque
A gestão de estoque analisa custos com armazenagem, estuda novas opções de armazéns, centros de distribuição e condomínios logísticos.
Gestão da frota
Replanejando as rotas, garantindo mais eficiência e segurança da mercadoria.
Design de Embalagens
A embalagem também afeta o custo logístico, mas esse ponto geralmente não está dentro das responsabilidades do setor logístico. Por isso, é preciso incluir a questão logística na hora de criar o design do produto e da embalagem com o marketing e o departamento de engenharia de produto.
Parece um ponto irrelevante, mas essa otimização de embalagens pode alterar os custos de logística em cerca de 30 a 40%.
Saiba mais: Estratégias para aumentar a lucratividade do setor logístico
Automação e análises preditivas
E a introdução de novas tecnologias digitais, criando previsão de demandas, definindo riscos das operações e melhorando a rastreabilidade do produto.
Trabalhando esses pontos dentro da sua empresa, é possível otimizar a lucratividade na logística.
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