A logística é uma das áreas mais significativas da economia brasileira, sendo responsável pela movimentação anual de cerca de R$ 1,5 trilhão em faturamento, o que impacta em mais de 12 milhões de profissionais atuando no setor em todo o país, segundo informações do Instituto de Logística Supply Chain (ILOS).

Além disso, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a área de transporte, armazenamento e correios foi responsável pela criação de mais de 94 mil novas vagas apenas em 2022.

Com esses números em mente, fica evidente que há espaço e necessidade de profissionais de logística qualificados e aptos a atuarem neste campo que segue em plena expansão, impulsionado também pela mudança de hábitos de consumo causados pelo avanço das tecnologias e pela pandemia da Covid-19.

Mas quais são as habilidades que um profissional de logística precisa ter para se destacar no mercado? Para entender, entrevistamos Murilo Campos, COO e fundador da Levo, startup dedicada à logística brasileira. Confira!

Quais são os requisitos para ser um profissional de logística?

Na visão de Campos, “um bom profissional de logística deve ser uma pessoa proativa e organizada, que tenha uma visão logística integrada e colaborativa de todo o processo. É importante que possua raciocínio lógico e habilidade para lidar com pressão”.

O especialista ressalta ainda que, “além disso, é essencial que tenha uma boa comunicação e seja capaz de liderar, quando necessário, sendo também dinâmico e adaptável”.

Quais são as três principais áreas da logística?

De forma resumida, podemos dividir os principais campos de atuação na logística em três áreas. São elas:

Transporte

A logística de transportes é um dos principais tipos da área. Transportar os produtos ou insumos é a alma do segmento, que deve realizar tais entregas e recebimentos de forma segura e dentro dos prazos combinados.

Para Campos, “o que diferencia efetivamente o operador logístico é a diversidade de modais que utiliza, como moto, VUC, HR, caminhão e até mesmo avião”.

Ele prossegue, afirmando que “a gestão da frota e um planejamento eficiente para roteirizar as entregas, considerando distâncias, tráfego, custos e prazos, são essenciais”.

Estoque e armazenamento

Manter um sistema de controle de estoque e armazenagem eficiente faz toda a diferença para que as demandas sejam atendidas no tempo previsto.

Dentro disso, se destacam também as devoluções, que envolvem outros pontos tão importantes quanto as entregas regulares. O COO da Levo se aprofunda no tema:

“A logística reversa é um grande diferencial, envolvendo o gerenciamento do retorno de produtos por devolução, descarte ou reciclagem.”

Ele continua, relatando que “a comunicação efetiva com todos os envolvidos na cadeia logística, desde fornecedores até clientes finais, é crucial para garantir o fluxo contínuo de informações e operações bem-sucedidas”.

Processamento de pedidos

Por fim, há a logística de processamento de pedidos. Ter uma gestão bem feita faz toda a diferença no processo, já que assim é possível alocar os recursos e atividades profissionais de forma a atingir melhores resultados.

“Monitorar constantemente os indicadores de desempenho e buscar a melhoria contínua são fundamentais para o sucesso nesse setor extremamente competitivo”, resume Campos.

Podemos citar ainda o uso de ferramentas próprias para a área, além da realização de cursos e treinamentos que aprimorem esta etapa.

Quais são as cinco principais habilidades do bom profissional e logística? 

O representante da Levo apontou cinco competências que acreditam serem vitais para os profissionais de logística que buscam se destacar e alcançar sucesso no segmento. Veja quais são:

1. Visão global e estratégica

“O profissional deve ser capaz de operar no mercado internacional, precisando adaptar-se a diferentes culturas para compreender os riscos envolvidos e o impacto nos negócios”, diz ele.

O especialista continua: “Além disso, deve ter a capacidade de compreender toda a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor até o cliente final, além de desenvolver estratégias eficientes e integradas para otimizar os processos”.

2. Organização e planejamento

“Entre as principais qualidades de um profissional de logística, estão a busca constante por melhorias nos processos logísticos, liderança e coordenação de equipes, antecipação de problemas e desenvolvimento de planos de contingência.”

Além disso, Campos destaca a “roteirização eficiente para otimização do transporte, e gestão de estoques de forma adequada para evitar excessos e faltas de produtos”.

3. Resolução de problemas

Sobre este ponto, Campos diz que “essa é uma habilidade fundamental para um profissional de logística, dado que ele deve ser capaz de identificar e enfrentar desafios complexos que possam surgir no dia a dia. Encontrar soluções efetivas é essencial para garantir a fluidez da operação”.

4. Dinamismo e proatividade

Na opinião de nosso entrevistado, “o dinamismo e a proatividade são características essenciais em um profissional de logística, permitindo lidar com demandas em constante mudança e encontrar soluções eficientes para os desafios logísticos”.

Para ele, “ser dinâmico implica em ser ágil, adaptável e ajustar estratégias diante de variações na demanda, mudanças nas rotas ou problemas climáticos. Ser proativo envolve antecipar gargalos na cadeia de suprimentos e buscar constantemente melhorias para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficácia das operações”.

O COO da Levo completa, dizendo que “tomar decisões rápidas é crucial em um ambiente logístico, garantindo a fluidez das operações. A resolução de problemas requer criatividade e eficiência para encontrar soluções mesmo em cenários complexos e desafiadores”.

5. Habilidade com novas tecnologias

Por fim, Campos destaca que “as habilidades com novas tecnologias na logística têm se tornado cada vez mais importantes para o setor, pois a adoção de tecnologias inovadoras pode aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e melhorar a satisfação do cliente.”

Por isso, estar ligado nas novas funcionalidades e avanços tecnológicos do setor é vital. Além das hard skills, que são uma prerrogativa da área, ter boas soft skills (como gestão, capacidade de administração e espírito de equipe) são muito importantes para se ter sucesso na área.

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